Food Detective – Descubra a sua Intolerância Alimentar

E o dia mundial do início de dieta chegou! Segunda-feira, sua linda, seja super bem-vinda! Em homenagem ao dia, hoje vou falar sobre o Food Detective, um exame que ainda não é tão conhecido mas que pode auxiliar (e muito) na sua trajetória para se livrar dos quilinhos indesejados de forma saudável. Sabe aquelas dores de cabeça chatinhas, mal estar intestinal ou outras reações desagradáveis que você sente com uma certa frequência algumas horas após comer? Pode ser que algum alimento esteja te causando intolerância alimentar e é isso que o exame Food Detective vai descobrir.

O Exame Food Detective

O principal objetivo do Food Detective é identificar dentre uma listagem de 59 alimentos quais estão te causando algum tipo de reação não imunológica. Traduzindo, identifica quais alimentos podem estar te causando doença, por exemplo, doença celíaca, dor de cabeça, gases, constipação, problemas de pele dentre muitas outras reações adversas no organismo.

O exame é realizado através da coleta de uma pequena amostra do seu sangue e se baseia na metodologia de produção de anticorpos IgC. Quem não gosta de fazer exame de sangue não precisa ter medo, porque é apenas uma picadinha no dedo e algumas gotinhas de sangue. Em menos de 1 hora já sai o resultado.

Os seguintes alimentos são testados:

Esse é o resultado do exame que fiz no dia 10.

 

¹ Mix de peixe de carne branca: hadoque, bacalhau e solha.

² Mix de peixe de água doce: salmão e truta.

³ Mix de crustáceos: gamba, camarão, caranguejo, lagosta e mexilhão.

Pimentões/Pimentos: vermelhos, verdes e amarelos.

Mix de leguminosas: lentilha, ervilha e feijão.

6 Mix de melão: melão cantaloupe e melancia.

 

Para cada alimento existem 3 retângulos com colorações diferentes. Caso algum deles seja marcado, significa que o alimento em questão está te causando algum tipo de reação adversa. Porém existem intensidades distintas de reações, então o resultado pode te instruir para evitar, reduzir ou observar determinado alimento. Caso nenhum dos retângulos  seja marcado, significa que o alimento não te provoca intolerância alimentar.

Inclusive, é bom falar que os alimentos que te causam intolerância podem variar de tempos em tempos. Assim sendo, você pode não ter intolerância ao ovo hoje, mas daqui a 6 meses pode começar a ter.

 

Tenho intolerância alimentar. E agora?

Muita calma nessa hora! Identificar quais alimentos te causam intolerância alimentar não significa que você precise excluí-los eternamente da sua vida. O que você vai precisar fazer, com o auxílio de um nutricionista, é evitar esses alimentos por um determinado período e aos poucos ir reintroduzindo na sua alimentação.

Eu comecei a fazer esse exame em 2017 na clínica de nutrição que frequento. Uma das minhas principais reações é a inflamação no intestino, então sinto umas dores MUITO incômodas algumas horas após as minhas refeições. Então, posso dizer por experiência própria que sinto uma enorme diferença quando detectamos esses alimentos e fazemos uma reeducação alimentar com base nos resultados. A redução dos sintomas adversos é gradual, mas que depois de um certo tempo desaparecem! Só de não sentir essas dores eu já fico super feliz, então emagrecer acaba virando um bônus pra mim.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler