Já faz mais de dois anos que tenho o blog e o canal do Youtube, mas vocês devem ter percebido que eu não sou muito de falar sobre mim. Acho que vocês conhecem um pouco do meu gosto, mas eu devo ser uma verdadeira incógnita se comparada aos demais blogueiros.

Então hoje decidi falar um pouquinho sobre minhas curiosidades perfumísticas. (Eu até tinha a intenção de falar sobre mim, mas foi um total fracasso minha tentativa… Não sabia nem por onde começar! Então se alguém tiver alguma pergunta, eu responderei com o maior prazer )

Primeiro perfume

Meu primeiro perfume foi presente da mamãe: Ma Chérie, de O Boticário. O que deve ser novidade para muita gente é que era um sacrifício me fazer usá-lo. Não que eu não gostasse dele… Eu só não gostava de usar perfume. Eu achava que se ninguém podia vê-lo então não tinha lógica ter o trabalho de usá-lo todos os dias.

Quando me apaixonei pela perfumaria

Engraçado que comecei a usar perfumes por espontânea vontade lá pela 8ª série (acho que virou 9º ano agora), mas ainda assim não era nada demais. Eu tinha sempre um único perfume, mas nunca o mesmo. Eu não os via como “marca registrada”, mas sim como perfumes para registrar épocas distintas da minha vida. Foi só quando fui estudar em Vancouver que realmente me atraí pela perfumaria. Eu frequentava lojas de perfume toda semana!

E o Insolence?

Acredito que todos estejam cansados de saber que meu queridinho é o Insolence (Guerlain). Só que o que ninguém sabe é que ele virou meu favorito antes mesmo de eu me apaixonar por perfumes e que ele não era para ser meu. Historinha rápida, em 2007 eu estava doida pelo Lauren Style (Ralph Lauren) e pedi para minha irmã trazer para mim de viagem. Resumo da ópera, ela não encontrou o Style. Como minha irmã é boazinha e eu faço uma olhar muito idêntico ao Gato de Botas (aqui), ela decidiu me dar o perfume que tinha comprado para ela: o Insolence. Foi amor à primeira cheirada 🙂

O que os perfumes representam

Obras de arte! Perfumes são caixinhas de surpresa; você nunca sabe o que está por vir porque o mesmo perfume pode ter inúmeras facetas em diferentes pessoas. Podem ser únicos! Mas mais surpreendente do que o fator surpresa é como eles nos fazem sentir; como estão ligados ao nosso lado emocional. Um aroma é capaz de melhorar seu humor, te fazer sentir mais elegante, segura, sensual. É capaz de te fazer rir ou chorar ao te lembrar de momentos da sua infância, do seu primeiro namoro, de seus filhos; da sua vida. Não quero dizer que perfumes são poções mágicas. Eles simplesmente nos completam.

31 Comentários on Curiosidade – Eu e os perfumes

  1. Também sou fascinada por perfumes, pois eles deixam uma marca em nós e de acordo com a familiaridade da pessoa com você ela consegue através da fragrância perceber até seu estado de humor.
    Você que possui inúmeros perfumes, acredito, como lida com a questão da validade? Dá para terminar com todos? Usa fora da validade ou descarta?
    Adoro seu blog, obrigada!

    • Oi Tatiana,
      Como não se encantar, não é mesmo?
      A validade do perfume é muito relativa. Acho que o mais importante é a forma como você guarda, cuida dele. Quando os perfumes são mantidos em boas condições (por exemplo, com a tampa bem fechada, dentro da caixa e longe de variações de temperatura e iluminação) eles podem durar muitos anos.
      Muitos perfumes aqui já passaram de 3 anos, mas permanecem com o mesmo aroma. Eu fico atenta a isso. Se eu percebo que o aroma está diferente (geralmente a abertura tem um cheiro de álcool bem forte ou então o aroma como um todo fica com um cheiro de velho, empoeirado), eu paro de usar.
      Beijocas

  2. Oi, eu comprei o perfume Insolence e achei muito bom, vc pode me dizer qual é a diferença entre ele e o My Insolence?

    • Val,
      Prefiro te dever uma resposta. Eu experimentei o My Insolence em 2008, então lembro vagamente das características dele. Desculpe 🙁
      Beijos

  3. Olá Camila, sabe eu sempre gostei de perfumes, e sempre queria mais de um, só que este ano ( no início) começou a aflorar este desejo por perfumes, como você falou são obras de arte. Amo sentir as fragrâncias, suas evoluções, decifrar as notas ( ou tentar, ainda não sou tão boa ). Realmente virou mais que uma paixão, amo muito. Beijos e bom domingo.

  4. Minha paixão por perfumes começou quando descobri seus vídeos! Rs comecei a me interessar pelos perfumes que vc indicava, pelas suas maravilhosas descrições e me encantava ao conhecê-los. Me descobri uma formiga, rs amante de perfumes doces… Aprendi a reconhecer notas nos perfumes… Acho que todos os perfumes que tenho já foram indicados por vc um dia no blog ou no YouTube.rs Muito obrigada bjs

    • Oi, Juliana!
      Nossa, que legal! Fico muito contente que minhas resenhas tenham despertado seu interesse por perfumes!
      E que ótimo que minhas indicações tenham sido certeiras para você!!
      Como já deve ter percebido, somos duas formiguinhas… então não deixe de compartilhar suas descobertas 🙂
      Beijocas

  5. Puxa, Camila, a-mei o que vc escreveu, em especial “o que os perfumes representam”. É bem isso aí mesmo. Meu 1º perfume foi o Annete de O Boticário, ganhado de amigo secreto na 7ª série. Eu tb não gostava de usar perfumes. Mas amei tanto a fragrância, que comecei a me apaixonar por esses queridos a partir dali. E aí comecei a usá-los, e eu sempre tinha 2 ou 3 e ficava revezando de acordo com o humor, com os lugares aos quais ia. E vc ficava xeretando os perfumes das amigas tb – “Posso ver seus perfumes”, por que eu fazia isso, hahaha, queria conhecer todos, o máximo que eu pudesse! -, Cá?
    Bjoka!

    • Ahhh que legal!! E fiquei curiosa com esse Annete… não conheço!
      hahaha eu faço isso de vez em quando! Quando bato o olho em um vidrinho desconhecido na casa das amigas meus olhinhos já brilham! Só que elas já vão no automático e antes mesmo de falar qualquer coisa elas já me entregam para eu experimentar 🙂
      Adorei saber um pouquinho da sua história com os perfumes!!
      Beijocas

    • Ahhh que legal!! E fiquei curiosa com esse Annete… não conheço!
      hahaha eu faço isso de vez em quando! Quando bato o olho em um vidrinho desconhecido na casa das amigas meus olhinhos já brilham! Só que elas já vão no automático e antes mesmo de falar qualquer coisa elas já me entregam para eu experimentar
      Adorei saber um pouquinho da sua história com os perfumes!!
      Beijocas

  6. EU ESTOU APAIXONADA PELO insolence!! Comprei o cofret na Sacks, esta na promo com body lotion e uma necessarie linda, gostei tanto que ja comprei outro..obrigada por dividir seu amor com a gente.
    Bj

    • Oi, Cristiane!!
      Ahh que legal que o Insolence ganhou mais uma fã! Fico feliz de ter gostado dele (e também de você não estar brigando comigo por ter odiado! rsrs).
      E eu que agradeço pelo seu comentário
      Beijocas

  7. Adorei o post! Uma forma delicada de assumir a paixão pelos perfumes…entendo perfeitamente, acho até poético como os perfumes entram de mansinho em cada ocasião especial da vida…sou completamente apaixonada tmb!

  8. Eu já nem tenho mais sangue correndo nas veias, viu? Tenho é perfume! Impossível não se apaixonar por ares cheirosos, né?

  9. Olá Camila!
    Sempre te “acompanho” e curto muito suas dicas de perfume,mas deixa eu te contar uma.Vc sempre fala do seu perfume favorito, então decidi arriscar, comprei no escuro TOTAl…que decepção!!Nu Não gostei nenhum pouquinho dele, uma pena mesmo.Mas a culpa foi totalmente minha por comprar sem ter sentido o aroma antes!Prometi a mim mesma que não faço mais isso!!
    Bjss.

    • Poxa, Rita, que pena 🙁
      Mas gosto realmente é muito pessoal. Acho que foi em um dos vídeos que falei que o Insolence é bem 8 ou 80: ou as pessoas amam ou então odeiam! Perfumes nesse estilo são bem difíceis de serem comprados no escuro.
      E você conseguiu trocá-lo? Se quiser deixar um comentário por aqui oferecendo trocá-lo por outro ou então vendê-lo, sinta-se à vontade 🙂
      Beijocas

      • kkkkkkkkkkkk…pensando bem vc poderia comprá-lo!Se vc souber de alguém que queira pode falar que estou passando a diante.Obrigada Camila por estar me ajudando.Vc mora aqui no RIO?Saiba que sou igual a vc.ODEIO pegar sol, praia, etc, tudo que me faça lembrar de verão.
        Qualquer coisa me envie um e-mail.Ficarei muuuuito agradecida se conseguir me livrar dele, rsrs.
        bjsss.

        • Poxa! Eu até compraria, mas acabei de comprar um frasco
          Mas quem sabe alguém não vê aqui nos comentários que você está passando o Insolence adiante e entra em contato?!
          Hahaha então somos duas cariocas da gema que nem parecem cariocas! Fujo de sol da mesma maneira que o Cascão foge da chuva!!
          Beijocas

  10. Oi Camila, parabéns pelo blog, esta a cada dia se superando. Gostaria de saber, quais são atualmente seus 6 perfumes femininos favoritos.
    Abraços

  11. Oi Camila. Estou querendo presentear minha namorada com um perfume. Mas gostaria de um perfume que fosse bem chique, elegante, que desse pra usar em casamentos, formaturas. Quais perfumes voce indicaria pra ela?

    • Oi Henrique,
      É só falar em chique e elegante para eu pensar nos perfumes da Chanel (em especial o Coco Mademoiselle) e da Bvlgari (como Jasmin Noir ou Pour Femme). Os perfumes da Prada também são ótimas pedidas (como Prada e L’Eau Ambrée).

  12. Oi Camila. Tenho algumas curiosidade que gostaria de saber:
    – Quais perfumes masculinos, voce gosta mais?
    – Voce usaria algum perfume masculino?
    Abraços

    • Oi Japa,
      Desculpe a demora!
      Confesso que sou um tanto leiga quando o assunto é perfume masculino. Dos poucos que conheço, destacaria como preferidos o Le Male (Jean Paul Gaultier), Versace Pour Homme (Versace), La Nuit de L’Homme (Yves Saint Laurent), Boss In Motion (Hugo Boss) e Azzaro (Azzaro).
      Bem, dos que conheço não usaria nenhum (mas por achar que não combinam comigo mesmo). Porém não rotulo masculinos como apenas masculinos. Se algum me agradar algum dia, sem dúvidas irei usá-lo!
      Beijos

  13. Oi Camila, gostaria de uma sugestão de perfume para minha namorada, estou entre 2: Romance e Armani Mania
    1- Qual é mais encantador?
    2- Qual é mais elegante?
    3- Qual projeta mais?
    4- Qual agrada a maioria das pessoas?
    5- Qual deles é mais doce, floral?
    6- Qual é mais versátil?
    7- Qual deles é melhor para usar em encontro a dois?
    8- Qual deles é mais jovial?
    9- Qual tem melhor aroma pra ti?

    • Oi Everton,
      Espero ajudar na escolha do presente 🙂
      1- Qual é mais encantador? Escolho o Romance por ter uma vibe realmente romântica;
      2- Qual é mais elegante? O Armani Mania, principalmente se pensarmos em uma ocasião formal que seja profissional;
      3- Qual projeta mais? O Romance (acho que por conta da nota de almíscar, que é um pouco atalcada e adocicada);
      4- Qual agrada a maioria das pessoas? Essa é uma pergunta difícil. No caso do Romance o aroma mais atalcado e adocicado pode ser um pouco enjoativa para quem não está acostumado. Já no caso do Mania, a combinação mais leitosa/cremosa com o toque da pimenta pode ser considerada diferente e até associada à estranheza para algumas pessoas;
      5- Qual deles é mais doce, floral? O Romance;
      6- Qual é mais versátil? O Mania, principalmente pensando em temperatura. O Romance em temperaturas mais altas pode incomodar o olfato alheio.
      7- Qual deles é melhor para usar em encontro a dois? O Romance;
      8- Qual deles é mais jovial? Romance;
      9- Qual tem melhor aroma pra ti? Eu prefiro o Mania pensando na versatilidade dele.

  14. oi adoro seus videos aprendi muito com suas dicas ,nao fique tanto tempo ser postar video por favor precisamos das tuas descriçoes. um abraço

    • Oi Viviane,
      Obrigada! Fico feliz que as dicas estejam te ajudando 🙂
      Eu dei uma sumida, mas já estou de volta!
      Beijocas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *