O teste de personalidade que vai mudar a sua vida – MBTI

Você já ouviu falar no teste de personalidade Myers-Briggs Type Indicator (MBTI)? As psicólogas Katharine Briggs e Isabel Briggs Myers desenvolveram um instrumento de identificação de traços de personalidade, com base nas teorias de Carl Jung. No ano passado, resolvi fazer o teste sem muitas expectativas. E para a minha surpresa, os resultados foram muito além do que simplesmente acertar o meu tipo de personalidade. Eles serviram como fonte de autodescoberta, de reconhecimento, de aperfeiçoamento. Assim sendo, uma fonte interminável de crescimento pessoal e profissional.

Até agora não consigo entender como eu nunca falei sobre esse teste aqui no blog. Inclusive, porque eu falo sobre ele para todo mundo que conheço! Acho super importante estarmos sempre buscando o autoconhecimento, seja para entendermos nossas ações, reações ou como podemos desenvolver nossos pontos fracos e fortes. Enfim, tudo a favor de nossa felicidade! 🙂

Os conceitos básicos do MBTI

No total existem 16 tipos de personalidade, cada um formado pela combinação de 4 letras. A primeira letra pode ser E ou I, onde E significa extrovertido e I significa introvertido. A segunda letra pode ser N (intuitivo) ou S (observador). A terceira pode ser T (pensante) ou F (sentimental) e a quarta e última letra pode ser J (julgador) ou P (cauteloso).

Fonte: MBTI Online

Eu fiz o meu teste em inglês através do próprio site do MBTI e na época paguei 59,95 dólares americanos (mas já caiu agora para U$49,95 + taxas). Além de fornecer o meu tipo de personalidade, ele também descreve mais profundamente sobre cada uma das 4 letras que compõe meu perfil e informações sobre minha personalidade em diversos cenários e situações.

A boa notícia é que se você não quiser desembolsar esse valor, já existe o teste gratuito através do site 16 personalities. E mais: dá para fazer o teste em português! O que achei bem legal desse site é que ele dá nome para cada um dos tipos e os divide em 4 grupos: os analistas, diplomatas, sentinelas e os exploradores. E ele também explica bem sobre o que cada letrinha significa e como é o seu perfil.

 

Fonte: 16 Personalities

Vamos lá fazer o teste?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também vai gostar de ler