Lembra das anotações dos deveres de casa, das provas e apresentações de trabalhos que tínhamos de fazer em nossas agendas? Lá no colégio, desde pequenos, as professoras já nos ensinavam a sermos mais organizados. Algumas pessoas criaram o hábito de se planejarem ao longo de suas vidas, mas sei que ainda tem muita gente que não sabe por onde começar.

Trata-se de uma questão de hábito! Saiba que da noite para o dia você não vai se tornar a pessoa mais organizada do mundo. Parece difícil no início! Mas quando você faz um planejamento, cria uma rotina e se compromete a cumpri-la, depois de um tempo você vai perceber que essa rotina passou a ser algo natural e automática (e não uma obrigação).

Se você é mais adepto à tecnologia, existem diversos aplicativos para celular/tablet/pc bem práticos que vão te ajudar a administrar seus planos/objetivos. Tem app para registrar e te lembrar da menstruação, para você controlar os seus gastos, para te lembrar de fazer exercícios físicos ou a boa e velha agenda para te lembrar dos seus compromissos diários. Não importa qual seja a sua necessidade, existe o aplicativo certo para você!

Mas se você adora escrever, vai se apaixonar pelos planners! Eles lembram muito as agendas, mas com eles você consegue se planejar de uma forma mais fácil e com uma visão mais geral e rápida. Existe planner diário, semanal, mensal ou até um que engloba os três tipos (esses lembram mais as agendas). E se você não quiser gastar dinheiro comprando um, dá para fazer em casa: papel, caneta e mãos à obra!

Ah! Eu não podia deixar de falar dos post-its. Sou viciada neles! Se você vive esquecendo das coisas, anote o que precisa lembrar em um post-it e cole em um lugar estratégico. Quando tenho que levar documentos importantes para o trabalho, sempre coloco um post-it com o lembrete na porta de casa. Assim não tem erro!

Agora que você já conhece algumas ferramentas, reserve um tempo para conseguir fazer seu planejamento. Para você não ficar perdido pelo meio do caminho, vou te dar uma dica com 3 perguntas que você deve responder:

1. Qual é o meu objetivo?

2. O que preciso fazer para alcançar meu objetivo?

3. Como colocar em prática as coisas que preciso fazer para alcançar meu objetivo?

 

Vai por mim, essa minha dica é de ouro! Quando fiz administração, estudei muito planejamento estratégico, métodos e processos. Parecem 3 perguntas bobas e óbvias, mas quando você responde cada uma delas a probabilidade de você atingir seu objetivo com perfeição, sem desperdício de tempo e dinheiro é muito maior do que simplesmente sair fazendo as coisas sem nada definido.

*Crédito das fotos: pardot.com, mrwonderful.es, stilclassics.com