Você faz cara feia ao ouvir falar em perfume de celebridade? Eu sei que muitas pessoas têm preconceito, então o post de hoje vai explicar direitinho sobre esse segmento da perfumaria que atrai tantos fãs e haters!

Quem cria o perfume?

Decidi começar pelo ponto principal! Quando a gente escuta “perfume da Britney Spears” ou “perfume da Shakira”, teoricamente a primeira coisa que vêm à mente é “Ah! Esse perfume foi criado pela Britney/Shakira”. Só que não é isso o que acontece. Na realidade, quem criou o perfume foi um perfumista de uma empresa especializada em aromas e sabores.

Então qual é o papel da celebridade na elaboração do perfume? Em alguns casos, ela vai transmitir para a empresa a ideia do perfume. Por exemplo: quero um perfume que lembre praia, férias e tenha o cheiro do mar. Daí os perfumistas desenvolvem algumas opções e a celebridade escolhe o que mais lhe agrada ou então solicita algumas alterações até chegar no perfume preferido. Em outros casos, as celebridades nem participam do processo criativo, mas sim a sua equipe.

Perfumes de celebridade x Perfumes de grife

Sabe o perfume Someday, do Justin Bieber? Ele foi criado pela perfumista Honorine Blanc. Só que a Honorine não é uma simples perfumista. Ela detém o título de master perfumer da Firmenich, posição de prestígio nesse ramo que pouquíssimos perfumistas no mundo possuem. Além dos perfumes de celebridades, a Honorine possui uma lista de criações de dar inveja: Black Opium e Belle d’Opium (Yves Saint Laurent), Deep Euphoria (Calvin Klein), Scarlett (Cacharel) dentre outros.



Como te expliquei anteriormente, os perfumes de celebridade são desenvolvidos por empresas de aromas. Já uma grife pode produzir seu perfume de duas formas: ou ela possui perfumistas exclusivos (que só trabalham para ela) ou podem contratar empresas de fragrâncias (que, para sua curiosidade, também são especializadas em sabores). A maioria opta por contratar essas empresas porque elas são especializadas nesse ramo e possuem tecnologias de produção patenteadas e extremamente avançadas. Hoje, as principais são a Firmenich, Givaudan, Symrise, IFF e Takasago.

O que eu quero te mostrar é que esse pensamento de que perfume de grife é melhor do que o de celebridade não é verdadeiro. Ambos podem ter sido produzidos pela mesma empresa, com os mesmos perfumistas e matéria-prima. A diferença é que um perfume vai ter como ponto forte levar o nome de uma celebridade e o outro levar o nome de uma grife renomada.

Portanto, em termos de qualidade, o perfume de celebridade está longe de ser ruim! Ele pode ter uma excelente fixação, projeção, evolução e composição de arrancar suspiros! Deixe o preconceito de lado e experimente. Pode ser que você se também se apaixone 🙂

 

Camila Reis

Prazer, Camila Reis! Tenho 30 anos, carioca, administradora, empreendedora e simplesmente apaixonada pela perfumaria.

RELATED POSTS

Deixe seu comentário