Sou um tanto suspeita quando o assunto envolve violeta, mas tenho certeza que o perfume de hoje vai cativar homens e mulheres das mais diversas idades.

A casa Balenciaga lançou no mercado mundial em 2010 o perfume Balenciaga Paris. Trata-se de uma criação de Olivier Polge, disponível na versão Eau de Parfum, composto por notas florais de cravo e violeta, folhas de violeta, cedro da Virgínia e patchouli.

E prepare-se para ser envolvido no maravilhoso mundo de Balenciaga, onde a beleza de tudo está na simplicidade com elegância. Como podem notar, o perfume não é composto por notas mirabolantes ou em excesso.

Nos primeiros minutos da fragrância, você irá se deliciar com uma violeta bem destacada, porém sem aquela doçura ou teor atalcado tão imponentes como sentimos na maioria dos perfumes que levam essa nota na composição. No Balenciaga Paris, a violeta apresenta essas duas características sim, porém perfeitamente equilibradas – o que evita agredir o olfato alheio, especialmente em ambientes fechados. Conforme os minutos se passam, você se dá conta que esse equilíbrio foi possível por conta das notas de cravo, do cedro e da própria folha de violeta, que adicionam um certo frescor – mais no sentido de trazer suavidade à composição – e um leve toque amadeirado ao aroma.

Confesso que na minha pele o patchouli não é tão notório nas primeiras horas, porém percebo sua presença por trazer à fragrância um certo toque chypre bem no fundo da composição. Diria que depois de umas 4 horas na pele, a violeta deixa de existir e dá seu lugar de destaque para o cedro com um leve toque de cravo.



Posso partir para os meus queridos momentos de analogia? Pois bem, pense assim: esqueça o dia de sol com as flores exalando com intensidade suas características. O que presenciamos no Balenciaga Paris é uma tarde pós chuva, de temperatura amena, onde a violeta, o cravo e o cedro exalam seu aroma ainda denunciando a presença da água da chuva. É o momento onde você pode apreciar todas essa delicadeza no sossego de balanços em um jardim.

Para mim o usuário desse perfume é alguém que gosta de aproveitar as coisas simples da vida, mas que sabe extrair delas toda a sua beleza. É alguém delicado e elegante, que transmite tais características com tanta naturalidade que cativa olhares ternos à sua volta.

Podem me chamar de romântica ou de manteiga derretida, mas o Balenciaga Paris é uma excelente escolha para encontros à dois ou como o perfume de casamento. E se você não pretende incluir algum desses dois eventos tão cedo na sua agenda, ele também combina com saídas menos formais (por exemplo, jantares com amigos ou teatro) em dias/tardes/noites de temperaturas amenas à frias.

O Balenciaga Paris versão Eau de Parfum (EDP) está disponível nos tamanhos de 30, 50 e 75 ml, nas principais perfumarias. No Brasil o frasco de 50ml pode ser encontrado por R$599 no Brasil e por $110 no exterior.