E que venham as nossas tão amadas (e aguardadas) férias!

Viajar é sempre maravilhoso, mas fazer as malas nem sempre é uma tarefa tão legal assim. Eu sei que você já deve ter achado por aí vários guias de “o que levar na sua mala de verão/inverno/intercâmbio/1 semana/1mês”, só que decidi fazer um pouco diferente. Hoje vou compartilhar com vocês algumas dicas valiosas na hora de arrumar suas coisas para a viagem.

 

1. Faça um checklist

Já falei em um post anterior que planejamento é tudo nessa vida! Quando tiver algum tempinho de tranquilidade, comece a fazer uma lista com tudo o que você precisa levar para a viagem. Até lá, se for lembrando de outras coisas indispensáveis, basta ir acrescentando. Se você não quiser começar uma listagem do zero, vai no Google imagens e procura por “checklist de viagem”. Lá tem uma infinidade de checklists que incluem desde vestuário à documentos, eletrônicos e medicamentos. Conforme você for arrumando sua mala, todo item que você colocar nela você vai marcando na sua lista. Assim, quando você estiver com a mala pronta, basta conferir no checklist se ficou alguma coisa esquecida.

 

2. Leve uma muda de roupa na mala de mão

Se você for viajar de avião e despachar a sua mala, não deixe de levar na sua mala de mão uma roupa extra (inclusive a roupa íntima). Infelizmente, pode acontecer da sua mala se perder pelo meio do caminho e atrasar alguns dias para chegar – ou até mesmo ficar perdida pra sempre (eufemismo para “sua mala já era”). Ao menos com essa roupa extra você não vai perder completamente seu dia correndo atrás de roupa limpa!

 

3. Casaco e guarda-chuva, sempre

 

Você pode até ir curtir os dias quentes e ensolarados de verão, mas nunca deixe de levar um casaquinho e guarda-chuva com você! Viradas de tempo acontecem em qualquer lugar e você não quer ser pego desprevenido ou ter que gastar dinheiro com algo que você não pretendia comprar.

 

 

4. Não esqueça dos remédios

Falando assim, parece até que sou hipocondríaca! Só que dependendo do seu destino de viagem, pode ser que não seja tão fácil entrar na farmácia e comprar um remédio. Alguns países não vendem um medicamento sequer sem receita médica. Já no avião, por exemplo, as aeromoças não podem te fornecer remédio sem que um médico no local seja consultado (se você é médico, menos mal). Então é melhor ir preparado para não passar sufoco durante a viagem. Se você já faz uso de medicamentos específicos, leve com você. Fora isso, recomendo remédios para dor de cabeça, enjoo, digestão e para gripe/resfriado. Ah! E se você for ficar muito tempo viajando e precisar comprar algum remédio controlado, não esqueça de pedir para o seu médico uma receita em inglês.

 

5. Tenha uma cópia dos documentos

 

Outro item da série “é melhor prevenir do que remediar”. É claro que a gente não vai querer que nossos documentos sumam/sejam roubados durante a viagem, mas isso pode acontecer. É sempre bom ter uma cópia impressa dos documentos e que ela não fique junto com os originais.

 

6. Proteja o que pode vazar

Vocês sabem que acidentes acontecem, por isso não deixe de proteger os produtos que podem estourar ou vazar dentro da sua mala. Eu sou meia paranoica, então também isolo as tampas com fita adesiva. Mas se possível, coloque esses produtos frágeis em uma nécessaire/bolsinha de plástico separada e todos dentro de um saco plástico. A dobradinha de plástico é ótima porque esse material não absorve líquidos ou cremes – ao contrário do tecido, por exemplo.

 

7. Reduza o volume

Calma! Não estou falando para você diminuir a quantidade de itens dentro da sua mala. Sou a favor de você levar o que quiser! Só que muitas vezes não conseguimos colocar tudo o que gostaríamos por falta de espaço. Roupas fazem volume, principalmente se você está levando roupas de inverno. E qual é o segredo para reduzir sem tirar nada? As embalagens à vácuo! É só você colocar suas roupas dentro, fechar a embalagem e tirar o ar de dentro dela com a ajuda de um aspirador de pó, bomba manual ou com suas próprias mãos (ótimo exercício para os braços :D). Vai por mim, parece até milagre!

Só não se engane: apesar de reduzir o volume, a embalagem à vácuo não diminui o peso das roupas!! Então fique de olho se a sua mala não vai ultrapassar o limite de peso estabelecido pela companhia aérea, caso esteja viajando de avião.

 

Bônus

Esqueceu o carregador? Antes de sair correndo para comprar um, veja na recepção do seu hotel/hostel se eles têm algum para emprestar. Vai por mim, tem sempre alguém que esquece o carregador no quarto!

Se você só lembrou de levar o cabo, a televisão do seu quarto pode salvar sua vida. A maioria dos novos televisores tem entrada USB, então você pode colocar seu celular para carregar por ali. Só lembre que a carga vai demorar mais tempo que um carregador comum e que só vai funcionar se a tv estiver ligada.

Camila Reis

Prazer, Camila Reis! Tenho 30 anos, carioca, administradora, empreendedora e simplesmente apaixonada pela perfumaria.

RELATED POSTS

Deixe seu comentário