Viaje comigo – Um tour por Portugal

dicas_de_viagem_portugal_lisboa_porto

Muita gente desconhece, mas uma das minhas grandes paixões é viajar! Acho incrível conhecer novos lugares, com paisagens, culturas e tradições tão peculiares e diversas. Cada cantinho descoberto rende um suspiro de encantamento e muitos momentos guardados na memória e no coração!

No finalzinho de março, tive a felicidade de voltar à Portugal quase 10 anos depois. Além de não ser novidade para ninguém que Portugal (em especial Lisboa e Porto) virou a nova moradia de muitos brasileiros, o país teve um crescimento expressivo de turistas do mundo inteiro nos últimos anos, curiosos em conhecer suas cidades e comer seus quitutes de doces de ovos.

mariscos_peixes_pastel_de_belem

Panela de amêijoas à esquerda e percebes à direita.

Como boa apreciadora da gastronomia (eufemismo para gulosa), me senti no paraíso! O país é farto em frutos do mar (destaque para os mariscos) e guloseimas à base de doce de ovos. E fica aqui uma curiosidade: descobri que antigamente as freiras tinham o costume de usar a clara dos ovos para engomar os capelos e suas roupas também. Como sobrava muita gema, as freiras passaram a misturar açúcar para conservá-la. E foi assim que começou a tradição. Legal, né?

Eu sei que todo mundo quando vai à Portugal experimenta o pastel de Belém e o bacalhau. Realmente, são indispensáveis! Mas minha dica é experimentar as amêijoas (gamei!!) e os percebes (é meio gosmento, mas daria um ótimo belisquete com cerveja ou refri). Depois me conta o que achou deles 🙂

Se você sabe dirigir ou for com alguém que saiba, não perca a oportunidade de conhecer o país viajando de carro. Além de ser uma viagem super gostosa, com paisagens incríveis pelo meio da caminho, as estradas são bem seguras e organizadas. E como Portugal é pequeno em termos de área territorial, as cidades ficam muito próximas umas das outras. Então se quiser visitar 2 cidades por dia, você consegue tranquilamente! Mas dá para seguir a mesma ideia fazendo tudo de trem, também.

Meu destino principal nessa viagem foi Lisboa, porque fui à negócios e precisava fazer uma pesquisa de campo. Mas no tempo livre, pegamos o carro e fomos para Óbidos, depois para Fátima, em seguida para Coimbra e por último para Porto, onde fiquei por 3 noites. Na volta, fizemos Aveiro, depois Sintra e dormi em Cascais. E, por fim, retornei para Lisboa para mais 1 dia. A moral da história é mostrar que dá para fazer um roteiro bem legal, com diversas paradas e tudo no mesmo caminho.

Olha que incrível essa estação de trem!

Assim como em muitos países, o que acho encantador em Portugal é o fato deles preservarem suas raízes em suas arquiteturas. Sim, há lugares modernos e atuais, mas há um incentivo enorme pelo retrofit: eles modernizam internamente, mas o layout externo continua com as características antigas. Muito lindo de se ver!

Quanto aos hotéis em que me hospedei, não posso deixar de recomendá-los aqui! Todos com ótima localização, café da manhã delicioso, quartos e camas confortáveis, além de uma equipe de funcionários super cordial e prestativa. Tanto em Lisboa quanto em Porto fiquei nos hotéis HF Fénix, uma rede local com 9 hotéis nessas 2 cidades. Já em Cascais fiquei no Eurostars, rede espanhola.

Só uma obs: Vá preparado para subir e descer ladeiras! Você pode até ficar com preguiça, mas o visual compensa 🙂

Camila Reis

Prazer, Camila Reis! Tenho 30 anos, carioca, administradora, empreendedora e simplesmente apaixonada pela perfumaria.

RELATED POSTS

Deixe seu comentário