Perfumando

  • Oba! Resultado do Sorteio do Viva La Juicy

    Oba! Resultado do Sorteio do Viva La Juicy
  • Resenha – Perfume J’adore (Dior)

    Resenha – Perfume J’adore (Dior)
  • Resenha – Perfume Black XS for Her (Paco Rabanne)

    Resenha – Perfume Black XS for Her (Paco Rabanne)
  • Sorteio Perfume VIVA LA JUICY (Juicy Couture)

    Sorteio Perfume VIVA LA JUICY (Juicy Couture)

Viagem Peru- Como chegar em Machu Picchu?

Viagem Peru- Como chegar em Machu Picchu?

Vai viajar para o Peru, mas ainda não sabe como chegar em Machu Picchu? De início parece um pouco complicado, mas nada que uma explicação passo a passo não resolva! No post de hoje você vai aprender direitinho como se chega lá.

Antes de te bombardear de informações, tenha em mente que existem duas companhias de trem que te levam para lá (Inca Rail e Peru Rail) e que você pode optar por 3 pontos de partida (Cusco, Ollantaytambo ou Águas Calientes).

1º passo: Manhã ou Tarde?

A pergunta parece boba, mas é ela que vai determinar toda a sua viagem. Em primeiro lugar, você precisa decidir se vai querer visitar o Machu Picchu de manhã ou à tarde. Os ingressos para entrada lá agora são vendidos por turno. Se você optar pelo turno da manhã (de 06:00 às 12:00), vai precisar pernoitar em Águas Calientes, que fica há apenas 20 minutos de carro de distância. Já se você optar pelo turno da tarde (de 12:00 às 17:30), você tem três opções: sair diretamente de Cusco, pernoitar em Ollantaytambo ou pernoitar em Águas Calientes.

A venda dos ingressos para entrar no Machu Picchu é realizada pelo site oficial.

2º passo: Trajeto

Opção 1 – saindo de Cusco

Se você optar por sair diretamente de Cusco, saiba que seu dia vai ser bem puxado e cansativo. Eu li em muitos sites que fazer um bate e volta (ir e voltar no mesmo dia) era complicado ou que não valia a pena, porém foi a opção que escolhi e sinceramente não me arrependo dela!

Na ida, optei ir de trem pela empresa Peru Rail e fui no 1º horário mais cedo disponível (6:40 da matina, chegando ao destino às 9:54). O trem  parte da estação de Poroy, que fica a uns 15-20 minutos de carro de Cusco. No total, são 3 horas e 14 minutos de viagem até a última estação, chamada Machu Picchu (fica em Águas Calientes). Ao chegar lá, é necessário que você compre uma passagem de ida e volta de ônibus para subir e chegar até o Machu Picchu e depois te trazer de volta até Águas Calientes.

Não se preocupe: a estação de trem fica a poucos passos do local onde você compra a passagem de ônibus e também pertinho do ponto de ônibus. Se ainda assim você se perder por lá, existem centros de informações para turistas em diversos cantos da cidade.

Na volta, optei pela empresa de trem Inca Rail por ter disponível o horário mais tarde (19h) para retornar a Cusco. O trem parte da estação de Machu Picchu e tem destino final na estação de Ollantaytambo. De lá, você pega o ônibus da própria empresa que é disponibilizado para os passageiros (e já está incluso no valor total que você paga pelo trem) e que te deixa há uns 15 minutos à pé da praça das armas de Cusco. No total, foram 4 horas de viagem.

Opção 2 – saindo de Ollantaytambo

Algumas pessoas optam por pernoitar em Ollantaytambo, porque aproveitam que esse destino já está incluso no passeio ao Vale Sagrado e acabam ficando por lá. Particularmente, acho a cidade mais charmosa e atrativa se comparada à Águas Calientes. Além disso, diria que Ollantaytambo é tão especial quanto Machu Picchu e também merece uma atenção especial e algumas horas a mais para ser bem explorada.

Assim como na 1ª opção, esta é indicada para quem comprou o ingresso para o Machu Picchu no horário da tarde. Para chegar até lá, você pega o trem na estação de Ollantaytambo até a estação Machu Picchu (Águas Calientes) e depois pega o ônibus para finalmente chegar lá.

Opção 3 – Saindo de Águas Calientes

Essa geralmente é a opção mais escolhida pelos viajantes, porque não exige muita correria. Para chegar em Águas Calientes, você pode optar por um passeio pelo Vale Sagrado em que você pare em Ollantaytambo (e abandone o restante do passeio) e pegue um trem até a estação de Machu Picchu (fica em Águas Calientes). Outra opção é pegar um transporte que te deixe em Ollantaytambo (vale uber, trem, van, Taxi ou até trilha se você for mais aventureiro) e depois pegar um trem até a estação de Machu Picchu. Ou para simplificar tudo, caso esteja em Cusco, é comprar o trem que tenha como rota Cusco – Machu Picchu.

3º passo: Ônibus ou Caminhada?

Não importa qual tenha sido a sua escolha no 2º passo, você ainda terá que decidir qual será a forma do seu trajeto Águas Calientes – Machu Picchu. Muitas pessoas não sabem, mas a estação Machu Picchu não te deixa na porta do Machu Picchu. Você ainda vai precisar se deslocar mais um pouco.

Se você tem disposição (e tempo de sobra), pode optar por fazer o trajeto caminhando. Mas já aviso: precisa ter fôlego, porque a subida até o Machu Picchu é demorada e intensa! São longos km à frente, muitas ladeiras e escadas para você enfrentar. Se você gosta de fazer trilhas, com certeza vai adorar essa opção!

Agora, se você gosta de praticidade, é possível comprar a viagem de ônibus até lá. Você pode optar por comprar somente o trecho de ida, somente o trecho de volta ou ida e volta. Eu optei por ir e voltar de ônibus. Demorou em torno de 20 minutos e paguei no total 81 soles. Como expliquei anteriormente, a compra da passagem de ônibus fica a poucos passos da estação de trem (e o ponto de ônibus também!).

Só uma obs: também existe a opção de você fazer uma LONGA trilha de Cusco a Macchu Picchu, mas sinceramente não tenho muitas informações (e fôlego para aguentar essa jornada) para dividir com vocês. 

0
Seguir:
Camila Reis

Prazer, Camila Reis! 30 anos, carioca, administradora, taurina, apaixonada por viagem, perfumaria e assuntos de beleza. Uma mulher que mais parece uma menina com seu jeito leve e delicado de ser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *